Registre-se no SET eXPerience Academy
Sua conta SET eXPerience Academy é um único email de usuário e senha para acesso a todas as trilhas do Academy.
[user_registration_form id=”6139″]Login
Ótimo tê-lo de volta!
Regulatório e
Normatização
Curadores:
Ivan Miranda, Diretor de Engenharia na RPC – Rede Paranaense de Comunicação e Conselheiro da SET, Tereza Mondino, Consultora da SET e Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações, Geraldo Melo, Professor do Departamento de Engenharia de Telecomunicação da PUC MG e Francisco Peres, Gerente de Projetos, Instalação e Regularização da Globo e Vice coordenador do Comitê Regulatório da SET.
SET People
& Business
Curadores:
Roberto Franco, Diretor de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT e conselheiro da SET e Cláudio Younis, Diretor Executivo AboutAV e Vice-presidente da SET
Co-Curadores: Rebeca Braidotti, Analista de DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) – SBT, Katia Tavares, Secretária Executiva e Luana Bravo, Gestora de Conteúdo e Projetos da SET
Distribuição
e Consumo
Curadores:
Ana Eliza Faria e Silva, Gerente Sênior de Regulatório e Telecom da Globo e Salustiano Fagundes, Sócio-fundador da HIRIX Engenharia de Software e da HXD Smart Solutions e Conselheiro da SET.
Transformação Digital
e Cultura de Inovação
Curadores:
Marcelo Souza, Diretor de Produtos OTT da Globo e Conselheiro da SET e Daniel Monteiro, Gerente de P&D e Inovação no MediaTechLab da Globo
Tecnologia e
Negócios
Curadores:
Daniela Souza, SVP e Fundadora AD DIGITAL e Conselheira da SET e Patricia Freire, Especialista Regulatório da Globo e Vice Coordenadora do Comitê de Tecnologia
Conectividade
e Infra AV
Curadores:
Carlos Cauvilla, Diretor de Tecnologia de TV da Rede Anhanguera e Representante da Regional SET Centro-Oeste e Sérgio Santoro, Engenheiro de Projetos da RecordTV e Conselheiro da SET
Cloudification – Media Supply Chain
Curadores:
Fabio Ferraz, Head de Projetos de Soluções de Mídias da Globo e Carlos Cesar Abrahão, Head de Suporte de Soluções de Mídia na Grupo Globo – Mídia e Conteúdo
SET
Rádio
Curadores:
Marco Túlio, Diretor da ZYDigital e Conselheiro da SET e Eduardo Cappia, Diretor EMC e Conselheiro da SET
Criação e
Produção
Curadores:
Raimundo Lima, Membro do Conselho Deliberativo da SET e Diretor de Tecnologia e Operações do SBT e Mauro Garcia, Presidente Executivo da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI)
Acadêmico
Curadores:
Cristiano Akamine, Professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenze e Conselheiro da SET e Frederico Rehme, Coordenador e Professor do Curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energia da Universidade Positivo e Coordenador do Comitê de Associados e eventos
SET
Partners
Luana Bravo, Gestora de Conteúdo e Projetos da SET e Olímpio José Franco, Diretor Geral da SET
Como ir da
TV 2.0 a TV 3.0
Implantação de plataformas OTT
Por SES
Criação e Produção
PROTOCOLOS DE RETOMADA DAS FILMAGENS PÓS PANDEMIA
PROTOCOLO PARA A RETOMADA DE FILMAGENS – SP
Sonia Santana, presidente do Sindcine
Sonia explica as medidas tomadas para garantir a segurança e o bem-estar dos profissionais de produção desde o começo da pandemia e o que o sindicato tem feito para que a retomada ao trabalho seja da melhor forma possível.
PROTOCOLO PARA A RETOMADA DE FILMAGENS – RJ
Leonardo Edde, Presidente do SICAV
Leonardo explica a importância dos protocolos de segurança para a retomada do trabalho no setor. Além da preocupação com a saúde dos profissionais, ele destaca também a questão jurídica para a proteção das empresas.
PACTO ANTI ASSÉDIO NO AUDIOVISUAL
O ASSÉDIO NO SETOR AUDIOVISUAL
Marianna Souza, presidente executiva da APRO
Marianna fala sobre o posicionamento do setor em relação a um assunto tão delicado e importante: o asssédio no ambiente de trabalho. Ela explica como as mudanças de hábitos e comportamento precisam ser inseridos no dia a dia para evitar situações inaceitáveis.
O IMPACTO DA PANDEMIA NA PUBLICIDADE
OS PRAZOS (BEM APERTADOS) NA PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA
Claudio Leone, fotógrafo e Diretor Social do Sindcine
O setor de produção sempre sofreu com os prazos muito curtos exigidos pelo mercado publicitário. Na opinião de Claudio Leone, surgiu uma excelente oportunidade para mudar essa cultura, aproveitando os protocolos de segurança adotados em função da pandemia para criar uma condição de trabalho melhor para todos.
Módulos a serem publicados em breve
- Fluxos de trabalhos e contribuições remotas
- As expectativas do mercado na criação e produção de conteúdos
- Ambientes colaborativos: necessidade de rápida adaptação e oportunidade para inovação criativa
Tecnologia e Negócios
O papel da tecnologia na jornada da transformação da indústria é foco da trilha de “Tecnologia & Negócios”.
A evolução da TV através da integração do broadcast e broadband e as novas oportunidades de modelos de negócios tendo o usuário como centro aliada à grande transformação do mercado publicitário e de mídia e como isto impacta na busca por soluções para atender às necessidades de comunicação dos anunciantes, agências e parceiros comerciais.
Como se tornar uma empresa Media Tech de sucesso?
A transformação digital vem revolucionando todas as indústrias e cadeias de negócios globais, não apenas sob a ótica da mudança de comportamento, sociedade e consumo, mas também pela combinação das mesmas sem precedentes na história da humanidade. Vamos entender a visão de diversos players que estão passando por essa transformação.
Módulos
Módulos Publicados
QUANDO A VIDA VOLTAR AO “NORMAL”, A SUA EMPRESA AINDA SERÁ A MESMA?
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO SBT
Fernando Pensado, Head de Inovação do SBT
conta como a emissora está se transformando para marcar presença em multiplataforma. Com um histórico de interatividade e ousadia, ela aposta na inovação, criando conteúdo para os meios digitais e trazendo uma experiência cada vez mais agradável para sua audiência.
A EMISSORA QUE NASCEU MULTIPLATAFORMA
Virgílio Abranches, VP de Programação da CNN Brasil
1ª parte – Virgílio conta os desafios e dificuldades para colocar no ar uma nova emissora em plena pandemia e atender às enormes expectativas da audiência. Ainda mais quando se fala de uma das empresas mais respeitadas no mundo jornalístico.
2ª parte – A CNN Brasil começa sua história com um modelo totalmente diferente das emissoras tradicionais, criando um jornalismo dinâmico, atual e sustentável.Com uma nova linguagem, que aproveita recursos tecnológicos acessíveis, ela tem criado conteúdo com credibilidade, qualidade e custos de produção baixos.
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA BAND, COM O SPIN-OFF DA VIBRA
André Luiz Costa, Diretor Geral da Band
André apresenta a mais nova investida do Grupo: a Vibra, empresa pensada para fazer a conexão tecnológica com o futuro, transformando conteúdos de qualidade em dados e criando um completo ecossistema digital para suprir as necessidades de consumo, informação e experiência.
O ANO EM QUE O MUNDO PAROU…ESTE É O MOMENTO DE SER DISRUPTIVO?
A COMUNICAÇÃO REGIONAL NO UNIVERSO DIGITAL
Leonardo Petrelli, Presidente do Grupo RIC
1ª parte – Leonardo mostra que mesmo no atual cenário globalizado e digital, a regionalização ainda é muito importante na distribuição de conteúdo de forma mais assertiva. Ele conta como a RIC está se posicionando para se tornar essencial e rentável nesse processo em constante evolução.
2ª Parte – Na segunda parte desse bate-papo, Leonardo, revela as ações e inovações que estão sendo colocadas em prática para colocar o grupo cada vez mais em sintonia com sua audiência e como a empresa se reinventou durante a pandemia.
A RECEITA DE SUCESSO DA REDE VIDA
Monteiro Neto, Presidente da Rede Vida
Monteiro fala sobre o sucesso alcançado nesses 25 anos da emissora, atuando em um segmento dedicado à família, à religião, ao catolicismo. Com pioneirismo, inovação e perseverança, a empresa conseguiu se aprimorar e acompanhar as evoluções tecnológicas para se manter ativa.
LIVE COMMERCE – UMA NOVA TENDÊNCIA DE CONSUMO
Alessandro Caudurro, CEO Huia e CIO Ecossistema HAUS
1ª parte – Um novo conceito de e-commerce que surgiu na China, ganhou força no Brasil nesse momento de pandemia: o Live Commerce. Alessandro explica o novo formato, como funciona, qual seu potencial e como ele está transformando o mercado de vendas on-line.
2ª parte – Alessandro conta um pouco sobre o conceito T-Commerce, a união do e-commerce com a televisão e como esse formato pode influenciar o mercado varejista.
PLATAFORMA COMERCIAL PARA PEQUENOS E MÉDIOS ANUNCIANTES CASE SIM
Globo SIM: a plataforma para pequenos e médios anunciantes
Cadu Ventura, HEAD de Planejamento e Gestão de Negócios da Globo
Cadu conta como a nova plataforma Globo SIM está democratizando o acesso à publicidade para todo tipo de anunciante. Com ferramentas intuitivas, ele explica que o sistema facilita a divulgação de produtos e serviços abrindo espaço em um veículo de comunicação como a Globo.
COMO OS GRUPOS DE MÍDIA PODEM BASEAR SUAS ESTRATÉGIAS NO MODELO DE CO-CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS?
O CONCEITO ATUAL DE COCRIAÇÃO
Wagner Kojo, Head de Inovação e Negócios Digitais na Stefanini
1ª parte – Wagner fala sobre o modelo atual de cocriação, processo que precisou se adaptar ao mundo frenético que vivemos. Equipes multidisciplinares, novos modelos de gestão e hierarquia, integração das áreas e tudo mais que envolve a estratégia cocriativa.
2ª parte – Wagner Kojo mostra como as empresas podem fazer para se reinventar e transformar seus modelos de negócios, aproveitando os recursos, as tecnologias e o próprio core business da organização.
É TV, CANAL NO YOUTUBE, RÁDIO OU PLATAFORMA?
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA JOVEM PAN
Roberto Araújo, CEO do grupo Jovem Pan
Roberto conta um pouco da trajetória de transformação da rádio que virou uma importante produtora de conteúdo multiplataforma, com presença em podcast, YouTube, redes sociais, aplicativo próprio e onde mais a audiência estiver.
DONOS DO SEU PRÓPRIO CONTEÚDO – COMO UM CLUBE DE FUTEBOL REVOLUCIONA SUA ESTRATÉGIA DE MÍDIA E MONETIZAÇÃO?
A GRANDE JOGADA DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO
Leandro Figueiredo, Diretor de Negócios do Clube Atlético Mineiro
Leandro mostra que o clube também faz bonito fora dos gramados. Com investimentos em aplicativo próprio, em produção de conteúdo para seus fãs, em produtos sob medida para sua torcida, ele revolucionou sua estratégia de mídia e monetização.
O QUE ESPERAR DA BLACKFRIDAY ESTE ANO?
A POLISHOP COMO PRODUTORA DE CONTEÚDO
Rogerio Nogueira, Diretor de Comunicação e Marketing da Polishop
1ª parte – Neste episódio, Rogerio, explica a estratégia utilizada pela empresa para apresentar e divulgar seus produtos, muitas vezes novidades que o consumidor nem conhece. Ele explica as vantagens dos informeciais e como gerar conteúdo ajuda na venda.
2ª parte – Na segunda parte deste papo, Rogerio, fala um pouco sobre os investimentos e expectativas da empresa para a próxima Black Friday, um dos maiores eventos de varejo do mundo. E conta como a Polishop vai se posicionar levando em conta esse momento que estamos vivendo.
COMO SE PREPARAR PARA A MAIOR BLACK FRIDAY DA HISTÓRIA
Tiago Ritter, Fundador da W3haus e CEO da Haus
Tiago, analisa como o cenário atual, o isolamento social e toda a transformação cultural forçada pela pandemia podem impactar a Black Friday deste ano. Ele também avalia os desafios para se criar experiências digitais que atendam a mudança de hábito dos consumidores.
Próximo módulos serão publicados em breve
- T- Commerce: Interatividade da TV Aberta
- Como se manter relevante como criador de conteúdo em uma plataforma como youtube durante a Pandemia?
- Digital Product Placement
- Modelo Estatístico: Mensuração de Impacto da TV nos anunciantes
- Inteligência de Mercado – Jornada do Consumidor
Regulatório e Normatização
Os vídeos iniciais da Trilha “Regulatório e Normatização”, na etapa “Academy” da SET XP 2020, vão apresentar o novo Ministério das Comunicações, sua estrutura, objetivos e funcionamento, com enfoque especial na sua Secretaria de Radiodifusão.
Em seguida, vídeos em forma de tutoriais, palestras e entrevistas, vão abordar as novas regras estabelecidas na regulamentação de Serviços de radiodifusão e ancilares, recentemente lançadas pelo Ministério das Comunicações e pela Anatel, com explicações de sua abrangência e aplicabilidade, ilustradas com o correspondente procedimento nos meios eletrônicos disponibilizados pela Anatel e pelo MCom.
O Decreto nº 10.405/2020 e seus efeitos, a Portaria nº 141/2020 e seus critérios, além das portarias em preparação, com lançamento previsto na fase de desenvolvimento do “Academy”, serão cobertos. Também serão tratados a Resolução nº 721/2020 e os atos de requisitos técnicos complementares, com suas inovações.
A adaptação do Sistema Mosaico e sua utilização para cada situação serão abordados em detalhe, levando as orientações relevantes aos profissionais de todo o país.
Serão debatidos temas importantes, presentes na pauta do ano de 2020, como o destino do saldo remanescente do Leilão da Faixa de 700 MHz, em análise no Conselho Diretor da Anatel, os desdobramentos do Leilão da Faixa de 3,5 GHz, que esperamos seja direcionado à migração das TVROs domésticas da Banda C para a Banda Ku, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – Lei 13.709/18, que exigirá a adequação dos processos internos das empresas, e a assimetria regulatória entre os serviços de mídia, muito contestada pelos setores mais regulados.
MÓDULOS
Módulos publicados
REGULAMENTAÇÕES E CP MC E ANATEL
A NOVA SECRETARIA DE RADIODIFUSÃO
Maximiliano Salvatori Martinhão, Rodrigo Cruz Gebrim e William Ivo Zambelli, todos da Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações
Eles falam sobre as mudanças e transformações na legislação e regulamentação do setor, criadas para contribuir e apoiar o desenvolvimento dessa área.
NOVAS REGULAMENTAÇÕES PARA RADIODIFUSÃO
Marcus Dutra, Coordenador de Processos de Autorização de Uso de RF e Licenciamento de Estações da Anatel
Marcus fala sobre as alterações nos regulamentos de radiodifusão, as novas exigências, prazos e os impactos dessas mudanças no mercado.
REGULAMENTAÇÕES: DECRETO Nº 10.405
Thiago Soares, Coordenador Geral de Inovação e Regulamentação e Sistemas da Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, explica o Decreto de Licenciamento nº 10.405 que definiu prazos, extinguiu etapas e retirou algumas exigências para o funcionamento de estações.
REGULAMENTAÇÕES: PORTARIA 141
Nesse vídeo, Alexandre Barros, Coordenador Geral de Outorgas da Secretaria de Radiodifusão fala sobre a Portaria 141, que regulamenta os canais de rede e traz novos critérios para a emissão de outorga.
Módulos a serem publicados em breve
- Saldo Remanescente do Leilão da Faixa de 700 MHz
- Desdobramentos do Leilão de 3,5 GHz
- Lei Geral de Proteção de Dados
- Assimetria regulatória entre os serviços de mídia
Acadêmico
- Tecnologias usadas na TV 3.0:
- Pesquisa e Desenvolvimento – Uma Visão Global
- Cade a nuvem? Entenda o OTT: Visão Mercadológica e Tecnológica
- Custo do Mbit na TV aberta e Internet
- Densidade de potência: Gap Filler versus SFN
- 5G Broadcast
- Jovens na radiodifusão. Entrevista com profissionais recém contratados que trabalham em emissoras para motivar jovens na escolha da carreira
SET People & Business
MÓDULOS
O QUE ESPERAR DA TRILHA PEOPLE&BUSINESS
Roberto Franco, diretor do SBT, Conselheiro da SET e curador da trilha People & Business
Roberto Franco explica os objetivos desse espaço do SET Experience dedicado a falar de cenários de negócios e desenvolvimento humano. Serão diversos bate-papos com empresários, empreendedores, executivos, institutos de pesquisas, futuristas, que irão explorar as tendências no setor de comunicação.
JORNAL DIGITAL: UM CASE DE SUCESSO
Fernando Rodrigues, diretor e fundador do Jornal Digital Poder 360
Ele revela o sucesso do novo formato que não para de crescer e está conquistando cada vez mais seguidores. Com sua visão de empreendedorismo e de futuro, ele compartilha dicas preciosas para quem também quer se aventurar nessa tendência da comunicação.
É POSSÍVEL SER FELIZ NO TRABALHO ?
Alexandre Teixeira, escritor, palestrante e Cofundador da ODDDA
Alexandre conta como sua experiência como jornalista dos principais veículos do país o levou a escrever 3 livros que tratam da relação das pessoas nos ambientes corporativos e o que é preciso para ser feliz no trabalho, ainda mais no atual momento de home office e isolamento social.
O FUTURO DA TELEVISÃO
José Roberto dos Santos Maciel, CEO do SBT
1ª parte – Como o surgimento de novas mídias, novos formatos de negócios, novos hábitos de consumo e uma acelerada transformação digital estão influenciando o futuro da televisão, que completa 70 anos. José Roberto , conta como a emissora está se adaptando a essa nova realidade.
2ª parte – José Roberto, conta como o DNA da emissora ajudou a empresa a alcançar um invejável engajamento no universo digital. Sem abrir mão de seu conteúdo de massa e sem grandes investimentos em divulgação, ele mostra que o SBT está preparado para fazer parte do futuro da televisão.
PENSE COMO UM FUTURISTA
Leonardo Carraretto, Pesquisador de Futuros
Uma nova especialidade está evoluindo a cada dia. Para contar um pouco sobre essa tendência, Leonardo, fala sobre os estudos e técnicas que ajudam a ver como será o futuro e como ajudar a construí-lo.
Camila Mercatelli, fonoaudióloga, especializada em voz e em neurociência
QUAL O NOVO PERFIL DO LÍDER?
1ª parte – Ana Costa Couto, especialista em liderança, palestrante e coach
Ana, explica como o momento atual está ajudando a transformar as relações profissionais, criando um ambiente de trabalho mais humano e transparente, e abrindo espaço para um novo perfil de liderança.
2ª parte – Ainda sobre as mudanças provocadas pela pandemia nas relações trabalhistas, Ana Costa Couto, fala sobre a inteligência do coração, um conceito que era o centro do pensamento dos egípcios e hoje está sendo novamente valorizado. Ela também mostra porque a “gestão da atenção é hoje mais importante que a “gestão do tempo”.
CRIATIVIDADE TEM LIMITE?
Thiago Gringon, professor na ESPM e Diretor na Kreakatali
1ª Parte – Thiago fala de um dos assuntos que ele mais entende: criatividade. Ele levanta questões sobre pensar fora da caixa, como ser criativo em situações como a que vivemos e ensina que é possível potencializar sua criatividade com práticas e treinamento.
2ª Parte – Nesse vídeo, Thiago, traça um paralelo entre a produtividade e a criatividade exigidas pelas empresas de seus profissionais. Ele explica como essas duas vertentes podem se complementar e trazer um equilíbrio no mundo corporativo.
O IMPACTO DA PANDEMIA NO CONSUMO DE MÍDIA
Melissa Vogel, CEO da Divisão de Media da Kantar
Melissa apresenta dados interessantes sobre o consumo de mídia em meio a pandemia. Ela avalia como esses números impactam no mercado de radiodifusão e no planejamento dos veículos e dos anunciantes.
QUAL É O SEU PROPÓSITO ?
Lady Morais, Diretora Executiva da Alba Consultoria
1ª parte – Lady Morais, fala sobre propósito e significado dentro dos ambientes de trabalho. Ela analisa como a atual transformação nas relações profissionais e sociais está exigindo novos perfis de liderança e de empresas.
2ª parte – Nessa segunda parte do bate-papo com Lady Morais, conversamos sobre a capacidade e a necessidade de estarmos em constante aprendizado e transformação. Ela analisa também a questão da ética e da integridade nas empresas, principalmente em períodos de crise como o que vivemos.
SET Rádio
MÓDULOS
VOZES DO RÁDIO
SALOMÃO ÉSPER
As curiosidades, histórias e aventuras de um dos ícones da radiodifusão brasileira, Salomão Ésper.
Nesse papo descontraído com Eduardo Cappia, Salomão fala de suas experiências em algumas das principais emissoras do país e de sua rápida passagem pela televisão.
LUIZ FERNANDO MAGLIOCCA
O radialista e consultor Luiz Fernando Magliocca fala sobre os desafios para manter o rádio como um veículo insubstituível, conta sobre a evolução da publicidade até os dias de hoje e ainda relembra passagens inusitadas que presenciou em seus anos como profissional.
TÉCNICOS EM RÁDIO
JOSÉ MAURO ÁVILA
Diretor Técnico da Mega Sistema de Comunicação
Com 40 anos de atuação em rádio e na televisão, José Mauro Ávila, conta um pouco da sua história, aprendizado e experiência nesse universo da comunicação. Ele relembra alguns desafios do passado e analisa as tendências para o rádio.
TECNOLOGIA DIGITAL DE RÁDIO DRM
1ª parte – Ruxandra Obreja e Alexander Zink, respectivamente Presidente e Vice-presidente do Consórcio Digital Radio Mondiale, apresentam uma visão geral sobre a tecnologia DRM que promete revolucionar o mercado de radiodifusão.
2ª parte – Continuando a apresentação sobre a tecnologia DRM, Ruxandra Obreja e Alexander Zink, destacam os principais recursos, benefícios e a excelente qualidade de áudio oferecida pela tecnologia.
3ª parte – Neste 3º episódio da apresentação da tecnologia DRM, Ruxandra Obreja e Alexander Zink, trazem exemplos de aplicações e demonstrações da tecnologia em casos reias.
4ª parte – Na quarta e última parte da apresentação da tecnologia digital de rádio DRM, Ruxandra Obreja e Alexander Zink, mostram aplicações avançadas que o sistema permite e os novos serviços prestados pelo rádio.
TECNOLOGIA DIGITAL DE RÁDIO DAB
Patrick Hannon, President of WorldDAB and VP Corporate Development at Frontier Smart Technologies
1ª parte – Nosso convidado para falar sobre a tecnologia de rádio digital DAB é Patrick Hannon, President of WorldDAB and VP Corporate Development at Frontier Smart Technologies. Nesse episódio ele apresenta uma visão geral sobre a tecnologia e o status de mercado global.
2ª parte – Dando continuidade à apresentação sobre a tecnologia DAB, Patrick Hannon, mostra as transformações que estão impactando o mercado de radiodifusão e como a tecnologia DAB pode otimizar a experiência de transmissão.
Les Sabel, Doutor em Tecnologia das Comunicações Seguras da WorldDAB Committee
Les Sabel, apresenta as capacidades do sistema digital DAB, inclusive de poder operar em um modo de rádio híbrido.
Módulos a serem publicados em breve
- Horizontes do Rádio
- Regulatório
- História do Rádio
- Rádio Digital HD RADIO – Tecnologia e Status de Mercado
- Rádio Híbrido Radio DNS – Tecnologia e Status de Mercado
- Rádio Híbrido DTS – Tecnologia e Status de Mercado
- RDS – Melhores Práticas, Novas Aplicações e a Nova Versão RDS2
- Qualidade de áudio Online e ON-AIR – Loudness, Processamento, Podcasts, Streamind e Mídia Programática
- Áudio sobre IP workflow no rádio
- Tecnologias e qualidade de áudio do FM ao Podcast
Distribuição e Consumo
Em 2020, os diversos stakeholders da TV aberta se uniram para planejar a TV do Futuro, ampliando a visão de negócio e as possibilidades para o consumidor. Estamos na jornada de ampliação da qualidade de áudio e vídeo e da interatividade usando toda a infraestrutura atual, a chamada TV2.5. Estamos também dando um passo ousado em direção a construção da TV do futuro, num modelo totalmente novo e com premissas tecnológicas inovadoras.
A TV na Era das Plataformas Analíticas
Como soluções que utilizam técnicas matemáticas, estatísticas, modelagem preditiva e machine learning estão transformando a experiência televisiva.
O futuro está vindo ao nosso encontro em uma velocidade maior do que muitos esperavam. Os impactos gerados pela pandemia da Covid-19 aceleraram a transformação digital nas organizações, fazendo o que já pode ser considerado um “upgrade de uma década” na adoção de novas tecnologias e processos.
A nova economia digital é movida a dados, e a aplicação de tecnologias de Analytics nos negócios, e – em especial – da Artificial Intelligence, Machine Learning e Internet of Things, será essencial para que empresas permaneçam competitivas e lucrativas.
O uso de algoritmos cada vez mais sofisticados para conquistar e manter a atenção dos usuários não é mais uma característica apenas de plataformas de buscas e de mídias sociais na internet, muitas delas com um histórico invasivo da privacidade do seus usuários.
Nesta trilha vamos discutir porque eles se tornaram fundamentais também para que a televisão permaneça evoluindo e seja capaz de continuar entregando experiências de valor em mundo de constantes mudanças e desafios.
Módulos
Módulos publicados
Ana Eliza Maria e Silva, conselheira da SET
explica as diferenças entre a TV 2.5 e a TV 3.0, duas terminologias que traduzem a evolução da televisão e que serão amplamente exploradas durante toda a SET Experience.
TV3.0 E O IMPACTO PARA O NEGÓCIO
TV 3.0: o futuro da TV aberta no Brasil
Neste bate-papo, Raymundo Barros, CTO da Globo, e Ana Eliza Maria e Silva, Curadora da SET e Gerente de Estratégia e Regulatório na área de Tecnologia da Globo analisam o comportamento, a evolução, as tendências e os desafios da TV aberta em um momento de transformação digital.
Módulos a serem publicados
- Evolução da TV com o DTV Play
- Inteligência artificial aplicada ao Consumo
- TVs conectadas e seu Consumo
Conectividade e Infra AV
Esta trilha apresentará o estado da evolução das diversas tecnologias voltadas a temas altamente relevantes, que sustentam as demandas do atual e futuro ambiente de produção e entrega de mídia.
Com uma ampla gama de tópicos, tais como sistemas em IP (Internet Protocol), ambiente Cloud, MAM (Media Asset Management), Cibersegurança, que permitirão a visualização do momento tecnológico deste cenário.
O objetivo é mostrar como isto modificará a forma sobre a qual os fluxos de trabalho serão construídos, criando novos modelos e casos de uso, ajudando na produtividade e no resultado do negócio. Seja bem-vindo!
MÓDULOS
Módulos publicados
INFRAESTRUTURA IP PARA CENTROS DE PRODUÇÃO
A FAMÍLIA DE NORMAS ST-2110
Guilherme Castelo Branco, engenheiro da PHASE Engenharia
Apresenta o panorama das normas 2110, que regem a infraestrutura IP.
ARQUITETURA PARA IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA IP
Guilheme Castelo Branco, engenheiro da PHASE Engenharia
Ele explica que existem centenas de opções de projetos de arquitetura para implantação de um sistema IP ao redor do mundo, mas que dois itens são essenciais para o sucesso de uma instalação.
ESTUDOS DE CASO: SOLUÇÕES IP IMPLANTADAS E INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS
O NOVO CENTRO EXIBIDOR DA GLOBO
Eduardo Ferreira, diretor do HUB de Distribuição de Conteúdo da Globo
Eduardo Ferreira, fala sobre o novo centro exibidor IP da Globo em São Paulo, sua implementação, desafios, aprendizados e como estão operando com essa tecnologia inovadora.
TECNOLOGIAS DE NUVEM: CONCEPÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
Erick Soares, Expert em Tecnologia da Sony
UTILIZAÇÃO DAS NUVENS: VANTAGENS E DESVANTAGENS
Erick Soares, explica as características e benefícios da utilização da tecnologia em nuvem para o setor de audiovisual. Ele aponta as tendências, os desafios e as preocupações que devem ser observadas na hora de investir nessa tecnologia.
COMO ESCOLHER UM FORNECEDOR DE NUVEM
Neste vídeo, Erick Soares, fala sobre os fornecedores de Cloud disponíveis no mercado, quais os pontos devem ser analisados e como selecionar o provedor mais seguro e indicado para cada necessidade.
DESENVOLVER APLICAÇÕES IN HOUSE OU UTILIZAR SOLUÇÕES DE TERCEIROS?
Uma das questões dos gestores de tecnologia, principalmente com a junção da TI com o audiovisual, é sobre qual decisão tomar: desenvolver internamente as aplicações ou aproveitar soluções já prontas.
Módulos a serem publicados em breve
- IP: Desafios Monitoração de Rede e Operação
- Monitoramento e Telemetria em tempo real
- Plataformas de contribuição/distribuição (fibra, satélite, micro-ondas, 4G/5G, redes não gerenciadas)
- MAM e Acervos Digitais: Desafios do Armazenamento Digital
- Cybersegurança: Framework para radiodifusores
Transformação Digital e Cultura de Inovação
Módulos
Módulos publicados
DESENVOLVENDO CULTURA DE INOVAÇÃO EM GRANDES EMPRESAS
A REVOLUÇÃO INTERNA EM GRANDES EMPRESA
Glauter Jannuzzi, Microsoft MVP Lead
sobre a necessidade de uma cultura de inovação interna em grandes empresas, as dificuldades para elas se reinventarem e os desafios para sobreviverem em um ambiente cada vez mais transformador.
ACELERANDO A INOVAÇÃO COM ECOSSISTEMAS DE STARTUPS
O QUE É INOVAÇÃO ABERTA?
Hector Gusmão, presidente da Fábrica de Startups
Hector explica o significado do conceito “inovação aberta” que surgiu no início dos anos 2000. Ele conta como as empresas hoje utilizam muito mais que suas equipes internas para desenvolver soluções inovadoras e mostra que as inspirações estão por toda a parte.
INOVANDO E CRIANDO CULTURA DE INOVAÇÃO COM HACKATHONS
HACKATONS COMO POLO DE INOVAÇÃO
Rodrigo Terron, Founder e CEO da Shawee
Rodrigo apresenta o universo dos hackathons e como esse processo pode auxiliar no desenvolvimento de ideias inovadoras e disruptivas. Em um ambiente competitivo e colaborativo, essas maratonas conseguem enxergar soluções novas e revelar talentos.
O PAPEL DA ACADEMIA NO NOVO AMBIENTE DE INOVAÇÃO
O papel das universidades no mundo atual
Rafael Nasser, Coordenador dos Programas de Inovação na PUC-Rio
Rafael traz sua visão sobre o novo formato de ensino dentro das universidades, que assume um papel importante de formar pessoas empreendedoras, inovadoras e preparadas para encarar os desafios atuais.
Módulos a serem publicados em breve
- O Futuro da TV: Novas formas de contar histórias, produzir, consumir e monetizar conteúdo
- Cultura e Processos de Inovação: Pessoas no processo de inovação e o que está acontecendo nos polos de inovação pelo mundo
Cloudification - Media Supply Chain
O “Processo Cloudification” vai muito além de uma visão da infraestrutura ou de produtos estabelecidos no Market Place dos Cloud Providers. Mas, sim, do conceito de encurtar distâncias, elaborar formas mais versáteis e escaláveis em uso, com liberdades de acesso, derrubando fronteiras… tudo isto de forma ágil gerando eficiência ao negócio, sem lockin e/ou exclusividade a uma Nuvem quando na modelagem da arquitetura e de um novo negócio.
A proposta dessa Trilha é discutir como o cenário atual (consumo, economia, pandemia, etc.) vem transformando e acelerando o roadmap da evolução tecnológica para a cadeia de valor do Conteúdo e da Indústria, gerando novas oportunidades para revisão e otimização de processos, ganhos em eficiência e criação de novos negócios.
MÓDULOS
PRODUÇÃO AO VIVO NA NUVEM – MODELOS OPERACIONAIS DISRUPTIVOS
UM CAMINHO SEM VOLTA PARA O FUTURO DOS EVENTOS
Gilberto Castanon, Diretor de Operações de Esporte e Eventos da Globo
Gilberto fala sobre as oportunidades e desafios na cobertura de esportes e eventos para atender um universo cada vez mais digital e multiplataforma. Ele também explica como a tecnologia, e até o atual momento que vivemos, contribui para a transformação desse negócio.
MAIS DO QUE O FUTURO DAS COBERTURAS ESPORTIVAS, VIVEMOS A TRANSFORMAÇÃO DO NEGÓCIO TELEVISÃO
Paulo Rabello, Diretor de Operações de Tecnologia da Globo
Paulo explica como o mercado de televisão está se transformando nesse mundo cada vez mais digitalizado. Ele também fala sobre a produção de conteúdo que estão precisando se reinventar para acompanhar as tendências e as exigências dos consumidores de informação.
PRODUÇÃO REMOTA – A BUSCA PELA EFICIÊNCIA OPERACIONAL
MOTIVADORES E DESAFIOS DA MUDANÇA NA PLATAFORMA TECNOLÓGICA
Antônio Berbel, Head de Tecnolgoia de Plataforma de Produção de Conteúdo da Globo
Nosso convidado, fala sobre as expectativas e desafios de se implementar uma plataforma em nuvem para produção de conteúdo que atenda a distribuição em diferentes janelas.
PROJETOS EM FOCO: UMA PLATAFORMA DE ORQUESTRAÇÃO BASEADA EM SOFTWARE
Thiago Abreu, Gerente de Projetos de Soluções de Mídias da Globo
Thiago fala sobre as mudanças significativas que um modelo operacional mais dinâmico e tecnológico está trazendo para a produção de conteúdo. Ele também lembra os desafios de se projetar uma solução sistêmica de engenharia de TV.
OT aS A SERVICE (OTaaS) – Modelos Operacionais Inteligentes
A CULTURA DA “COMPONENTIZAÇÃO” DAS PLATAFORMAS NA NUVEM A SERVIÇO DA IDEAÇÃO E CRIAÇÃO DE NOVOS SERVIÇOS
Anshul Kapoor, Líder de Desenvolvimento de Negócios para o Segmento de Media do Google
Anshul fala sobre como os modelos operacionais de mídia e broadcast estão evoluindo para as plataformas em nuvem. Ele também apresenta as vantagens para as empresas de mídia “componentizarem” soluções de mídia.
A OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS, A ESCALABILIDADE DA CLOUD E O ACESSO ANYWHERE ACABAM COM AS FRONTEIRAS
Conheça a opinião do Diretor do Hub de Distribuição de Conteúdo da Globo, Eduardo Ferreira, sobre as oportunidades de novos modelos que surgem com os avanços tecnológicos e quais fronteiras caem com os ambientes em nuvem.
SUSTENTAÇÃO EM FOCO: O CENÁRIO DA INFRAESTRUTURA DE REDES NO BRASIL
Armenio Lobato, Diretor de Infraestrutura de Tecnologia conversa com Eduardo Faria, Coordenador de Projetos de Soluções de Mídias, ambos da Globo, sobre os desafios tecnológicos que surgem no ambiente de mídia. Eles exploram as oportunidades e benefícios que a tecnologia em nuvem pode trazer para a distribuição de conteúdo.
SUSTENTAÇÃO EM FOCO: SEGURANÇA À PROPRIEDADE INTELECTUAL
Rodrigo Almeida Gonçalves, Head de Segurança da Informação da Globo, compartilha sua experiência sobre um tema de extrema importância: segurança. Em um ambiente cada vez mais digital, ele fala sobre a responsabilidade de se proteger o conteúdo.
Módulos a serem publicados em breve
- A Força do Metadado – Ideação para Busca de Novos Negócios
SET Futurecom
- Futurecom
- ABOTT’s