O terceiro e último painel do SET eXPerience Live tem como tema a agenda regulatória do setor de radiodifusão e contou com a participação de representantes da SET, ABERT, Abratel, ANATEL e Ministério das Comunicações.

A moderação de Cristiano Flores, diretor Geral da ABERT, leva o debate a diversos assuntos, como a finalização do processo de digitalização da TV, 5G, Banda C entre outros.

Flores destaca que “no final de novembro, a Anatel aprovou a utilização do saldo remanescente dos recursos de licitação para a faixa de 700 Mhz. Isso é muito relevante para expansão da televisão digital.”

A fala de Flores é corroborada com a explanação de Samir Nobre, diretor Geral da ABRATEL. “O saldo remanescente será utilizado para instalação de estação de retransmissão terrestre compartilhadas para digitalização do sinal de TV. Serão 1700 municípios, onde residem 24 milhões de brasileiros, beneficiados com sinal digital”, afirma.

O superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da ANATEL, Vinícius Caram, ressalta a importância da TV Aberta.

“Graças à TV Aberta, temos a efetivação do direito fundamental à informação e ao lazer, principalmente para a população de baixa renda”, enfatiza.

Maximiliano Martinhão, secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, fala da satisfação em participar do SET ePXerience e avalia o momento atual da radiodifusão brasileira como positivo.

“É uma satisfação estar no SET EXPerience. Estamos passando por um momento único na radiodifusão. Estamos acelerando e desburocratizando processos. Essa nova fase para digitalizar o que falta, até 2023, é um grande desafio, mas estou convencido que será um processo de sucesso”, conclui.

Em agosto deste ano, o Grupo de Trabalho SET de Compartilhamento de Infraestrutura inicia seus trabalhos e visa oferecer soluções para a digitalização de estações de TV aos municípios brasileiros que ainda precisam passar pelo desligamento do sinal analógico.

Ana Eliza Faria e Silva, membro associada da SET e gerente Sênior Regulatório e Telecom Globo, ressalta a atuação da SET em produzir conhecimento e criar parâmetros para o setor de radiodifusão.

“Apresentamos na SET um trabalho para criação e desenvolvimento dos transmissores para materializar o sonho de construção de uma infraestrutura compartilhada”, afirma.

SET eXPerience

Acesse setexperience.org.br para assistir, ler e estudar tudo o que foi produzido nos quatro meses de evento!

Por |2020-12-04T17:43:59-03:0004/12/2020|News|0 Comentários
Ir ao Topo